Passado, presente e futuro.
Em 1885, em Bolonha na Itália, o estudante Guglielmo Marconi conseguiu transmitir sinais em código Morse sem o uso de fios. Foi a primeira transmissão que daria inicio ao que se tornaria o rádio.
Datam de 1904 patentes obtidas pelo padre brasileiro Landell de Moura para um telefone sem fio e um telégrafo sem fio que, se reconhecidos, o inscreveram entre os precursores do rádio.
A exploração regular do serviço de radiodifusão tem início em 2 de novembro de 1920, com a inauguração nos Estados Unidos da KDKA. Por outro lado, o rádio não-comercial, mantido com uma taxa recolhida pelos proprietários de receptores, estabeleceu-se na Inglaterra, em 1922, com o início das transmissões da BBC de Londres.
Rádio No Brasil
Os organizadores da Exposição Comemorativa dos 100 anos de Independência apresentaram muitas novidades , dentre elas a inovação tecnológica da época : o rádio.
Dois transmissores foram colocados no alto do Corcovado e levaram à área da exposição o discurso do presidente Epitácio Pessoa.
A partir de 1927, começa a era eletrônica do rádio. O som dos discos não precisa ser captado pelo microfone, pois o toca-disco tinha sido conectado a uma mesa de controle de áudio e podia ter seu volume controlado eletronicamente.
Em 1932, o presidente Getúlio Vargas autoriza a veiculação de publicidade pelo rádio, o que lhe dá um novo rumo, mudando seu aspecto cultural e erudito para popular, visando o comércio e a diversão.
Nos anos 40 a concorrência levou as emissoras a uma disputa inédita: a audiência. Também surgem as radionovelas, com o objetivo de criar um público fiel à emissora. além de programas musicais, humorísticos, esportivos, etc. A Segunda Guerra Mundial praticamente estabelece o rádio no campo jornalístico.
Rádio FM
As primeiras emissoras em frequência modulada (FM), com qualidade de som melhor que as AM, no início operavam com músicas instrumentais, ideais para salas de espera e ambientes internos. Não tinham muita audiência do público jovem. Isso só foi alcançado a partir de 1976, quando algumas emissoras começaram a dirigir sua programação ao público jovem. Para quem dispunha de um gravador, era uma boa chance de estar atualizado com os lançamentos musicais.
A segmentação da audiência direciona, via de regra, as emissoras de AM à informação e as de FM ao entretenimento.
Web Rádio
Uma web rádio é uma rádio digital ou online transmitida em tempo real por Streaming pela Internet. As radio web elas funcionam de maneira totalmente online de forma simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados.
O Streaming é feito através de plataformas online com sites e aplicativos. Montar uma rádio online é simples, existem pacotes oferecidos pelos prestadores de serviços que dispõe de servidores e tecnologia para auxiliar na criação de sua rádioweb.
Essa é a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando-se também na web, o que garante maior alcance de audiência na sua grade diária.
O rádio digital
Rádio digital é uma tecnologia que realiza a compressão dos sinais de voz para permitir a transmissão simultânea de outros dados pelo espectro eletromagnético, por meio da digitalização do áudio e da modulação de sua sequência binária em padrões diferenciados.
A partir daí, o sinal digital de rádio fica pronto para ser transmitido pelo ar, de forma parecida à das rádios analógicas convencionais, utilizando elementos como torres e antenas.
vantagens do sistema digital são:
permite ao transmissor enviar mais de um programa na mesma frequência (multiprogramação);
transmissão de dados digitais de qualquer natureza, incluindo fotos e até vídeos de baixa resolução;
sintoniza emissoras AM e FM nas frequências já conhecidas;
elimina as interferências, tão comuns no rádio analógico;
cobertura de uma mesma área com menor potência;
Formatos que podem ser adotados no Brasil
Dois modelos foram colocados em testes. Um deles é o DRM (Digital Radio Mondiale), desenvolvido pelo consórcio de mesmo nome, sediado na Suíça, que reúne grandes empresas de radiodifusão.
O formato DRM foi criado para ser um padrão aberto e mundial, que utiliza as frequências e concessões outorgadas às transmissões de ondas curtas, AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência Modulada).
O outro formato de rádio digital em testes no Brasil é o HDRadio, nome comercial para o IBOC (In-band on-channel), padrão usado nos Estados Unidos e desenvolvido pela empresa Ibiquity.
Conhecido por transmitir o sinal digital junto ao analógico, o padrão americano não possui código livre e nem tem modo de operação para transmissão na faixa de ondas curtas. Além dos EUA, também foi adotado no México.
Que tal colocar uma rádio na internet? Conte com a gente.